Definir a Arte não é uma simples tarefa já que é difícil registrar em palavras qualquer coisa capaz de transformar o olhar do espectador em sensação.
Sabemos que através da arte podemos conhecer a cultura de um povo, sua história e seus registros de memórias. Também é possível entrar num mundo irreal, imaginado por um artista e até mesmo debater idéias e causar polêmicas.
A Arte pode muito e um simples texto, por maior que seja não acolhe todas suas definições.
Fico com a Arte que nos serve de mergulho ás nossas próprias profundezas. A Arte que nos mostra muito mais do que aquilo que foi pensado pelo artista. Fico com a Arte que é capaz de mostrar nossos próprios contextos de vida e nossas mais profundas lembranças já que é desta maneira que a Arte passa a ter significado.
Na reabilitação de pessoas com necessidades especiais assim como no trabalho com idosos, a Arte é um poderoso estímulo para as memórias esquecidas e para a recuperação delas. Funciona também como uma rica ferramenta de reabilitação onde as funções comprometidas, sejam elas cognitivas ou motoras podem ser trabalhadas pela expressão artística independente de suas qualidades técnicas. A Expressão existe e é através dela que percebemos o quanto a pessoa comprometida continua fazendo parte deste mundo tão pouco acolhedor.
Discursos pela Inclusão estão em moda! Torná-los projetos existentes é para poucos.
O MuBE, Museu Brasileiro da Escultura através do departamento de Arte e Educação abriu as portas de seus ateliers para trabalhar a Arte na Reabilitação de pessoas com necessidades especiais assim como para o público da Terceira Idade disposto a dar um novo sentido para sua vida.
No Atelier de Arte&Inclusão, a Arte é trabalhada através da Arteterapia com o foco na saúde e na reabilitação.
O Museu está de portas abertas para todos aqueles que estejam interessados em conhecer o real sentido da Arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário